Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012



Projeto: Histórias infantis na sala de aula

1 - Escola: Estadual Custódio Martins da Silva

2 - Município: Urucânia

3 - Público Alvo: 3° ano do Ensino Fundamental

4 - Período de realização: 10horas/aulas

5 - Apresentação: Fábulas na sala de aula

6 - Objetivos: 
·       Proporcionar aos educandos  o desenvolvimento interpretativo e o gosto pela prática da leitura e da  escrita.
·      Reproduzir as histórias/fábulas que leu e/ou ouviu através da representação oral, da escrita usando o editor de texto e suas possibilidades.
·         Identificar os diferentes gêneros textuais da literatura infantil.
·         Trabalhar com tabelas e gráficos ( preferências das histórias/fábulas lidas) com o Excel.
·         Conhecer através de pesquisas, na internet, a biografia dos autores das histórias/fábulas  lidas.

7 - Conteúdos Curriculares: Língua Portuguesa/ Artes/Matemática/História 

8 – Atividades:
·         Visitar o site: WWW.contandohitoria.com e escolher um gênero textual
·          Ler o texto escolhido explorando  imagens e cores.
·         Ilustrar as histórias/fábula usando o Paint.
·         Apresentar aos colegas e  apreciar.
·         Recontar as histórias lidas no Editor de Texto usando todas as possibilidades.
·         Imprimir para fixar num mural da escola.
·         Socialização das atividades.
·         Montar a tabela das histórias/fábulas lidas e fazer a votação  para montar o gráfico usando o Excel.
·         Pesquisar a biografia de alguns autores mais conhecidos e fazer apresentação à turma.
·         Usar o Youtube para encontrar e assistir filmes correspondentes à história lida ou o próprio DVD ( só apreciação).

9 – Metodologia:
Pretende-se com esse projeto:
·         Interagir os alunos e seus conhecimentos em aulas práticas de informática.
·         Apresentar a leitura  de maneira diferente e atrativa.
·         Usar diversos programas do computador  e/ou outras tecnologias.

10 – Avaliação
Será realizada durante todo o processo  das atividades propostas, através da participação, interesse, criatividade e apresentação dos trabalhos.

Um comentário:

  1. Olá Leide, boa tarde.
    Muito interessante seu projeto. Trabalhar leitura e produção de textos é 'o caminho' que dá resultados, pois trabalhamos com jovens e podemos estimular este bom hábito. Não se esqueça dos aplicativos do 'Linux Educacional 3.0'... Agora só falta trabalhar estas aulas com os alunos e publicar os resultados. Estamos aguardando. Silvia

    ResponderExcluir